quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Leitura em alta frequência - 9.º ano

 

No 9.º ano, o projeto “Leitura em alta Frequência” envolveu as disciplinas de Português, Francês, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Moral e Religiosa Católica. Em Português, durante “Os 10 minutos a ler”, no âmbito do Clube de Leitura e nas Aulas de Apoio, procedeu-se à leitura do livro Trash - Os Rapazes do Lixo de Andy Mulligan, fomentando também o trabalho de pesquisa e recolha de informação. Esta leitura possibilitou o debate e a abordagem a várias temáticas, nomeadamente, o aproveitamento do lixo como Arte Urbana. Estas atividades de leitura, partilha de ideias e pesquisa de informação, serão documentadas num livro digital.

Nas aulas de Francês, os alunos produziram anúncios apelando à importância do respeito pelo meio ambiente, no âmbito do projeto e do tema do currículo de Francês, L’environnement, desenvolvendo, assim, o espírito de observação crítico na aplicação do currículo. Esta atividade teve por base o livro Trash - Os Rapazes do Lixo. A atividade pretendeu sensibilizar para o respeito do meio ambiente e apelar à sustentabilidade do planeta, articulando currículos de outras disciplinas, a literacia científica e a literacia dos media. Os alunos identificaram problemas no âmbito da temática “environnement”, quer na sua área de residência, quer a nível global, selecionaram fotos/imagens produziram mensagens apelativas complementares às fotos/imagens e elaboraram documentos digitais.

Destaca-se a participação, o empenho e o entusiasmo dos alunos envolvidos nas várias atividades, colocando as ferramentas digitais ao serviço da leitura recreativa. Apresenta-se a seguir alguns dos cartazes realizados na disciplina de Francês.


Pour une planète plus écolo






Sem comentários:

Enviar um comentário

Valorizamos a sua opinião!