quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Clubes de Leitura - Várias obras


No âmbito do projeto Clubes de Leitura, foram trabalhadas as seguintes obras: 5º ano - Valente Valentina, de Andreia Nunes; A Asa e a Casa, de Teresa Rita Lopes; A fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen; O Príncipe Nabo, de Ilse Losa; O Limpa-Palavras e outros poemas, de Álvaro Magalhães. 6º ano - História de uma baleia branca, de Luis Sepúlveda; Minúsculos – O mundo Invisível dos Micróbios, de Nicola Davies; Ulisses, de Maria Alberta Menéres; História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda; A cavalo no tempo, de Luísa Ducla Soares; Veloz como o vento, de Gine Victor. 8º e 9.º anos - Os livros que devoraram o meu pai, de Afonso Cruz. 9º ano - Trash: os rapazes do lixo, de Andy Mulligan.

A leitura integral/excertos das obras, levou a momentos de reflexão e debate sobre as leituras e à realização de um conjunto muito diversificado de atividades, realizadas em regime presencial e a distância. O objetivo principal – despertar o interesse, incentivar e promover o gosto pela leitura de forma livre – foi atingido!

Apresenta-se, a seguir, alguns trabalhos realizados pelos alunos, a partir das leituras, no âmbito dos projetos Clubes de Leitura.

Turmas do 5.º ano

Obras: A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen, O Príncipe Nabo, de Ilse Losa, A Cavalo no Tempo, de Luísa Ducla Soares, e O Limpa-Palavras e outros poemas, de Álvaro Magalhães. Os alunos trabalharam em atividades de leitura, desenho e escrita e na apresentação de trabalhos realizados por eles.

Trabalhos realizados pelos alunos no âmbito das leituras efetuadas



 

Turmas do 6.º ano

Obra: A Cavalo no Tempo, de Luísa Ducla Soares

Trabalhos realizados pelos alunos

 

Obra: Veloz como o vento, de Gine Victor

A obra “Veloz como o vento” é a empolgante aventura de Kumbo e o seu cavalo negro selvagem.

Após leitura de excertos da obra, os alunos do 6.ºA e do 6.ºC procederam à produção de textos narrativos que incluíam obrigatoriamente as personagens Kumbo e o seu cavalo selvagem numa aventura.





Excertos de trabalhos realizados pelos alunos e desenho de uma aluna


Turmas do 8.º ano

Obra: Os livros que devoraram o meu paide Afonso Cruz

Deste projeto resultaram recensões críticas que foram apresentadas oralmente com suporte em formato de PowerPoint.  Os alunos do 8.º ano já têm desenvolvidas técnicas de trabalho segundo esta metodologia, pelo que a adesão foi muito positiva, tendo os trabalhos surpreendido pela qualidade.

Primeira página de um dos PPT realizados

Sem comentários:

Enviar um comentário

Valorizamos a sua opinião!