quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Clubes de Leitura - História de uma baleia branca

 

A obra “História de uma baleia branca”, de Luis Sepúlveda, transmite uma mensagem muito importante e tem como narradora e protagonista uma imponente baleia. O livro é maravilhosamente ilustrado por Paulo Galindro. No âmbito do projeto Clubes de Leitura, a maior parte dos alunos do 6.º ano leram a obra em sala de aula, em casa e em sessões na biblioteca escolar, e realizaram trabalhos originais e bastante criativos, durante o ensino presencial e a distância. A exploração da obra enquadra-se também no âmbito do projeto Leitura em alta frequência.

Leitura da obra e observação das ilustrações na biblioteca e em sala de aula

Em duas turmas do 6.º ano, nas aulas de Educação Musical, foi trabalhada a canção "Boi do Mar", do cancioneiro açoriano, que descreve a vida dos caçadores de baleias e os perigos da atividade. 

A viagem pela Arte das Palavras de Luis Sepúlveda impulsionou outra(s) viagem(ns) pedidas aos alunos do 6.º ano: a viagem pelos recônditos da imaginação e da criatividade! Assim se viajou pela arte da imagem real, com fotografias da passagem da "História de uma baleia branca"  pelas suas casas durante o E@D do 2.º período, e pela arte do desenho, com a criação de uma nova ilustração que acompanhasse as belíssimas de Paulo Galindro na obra de Sepúlveda.

Aceder à exposição de fotografia clicando na imagem ou aqui.


Aceder à exposição de desenho/ilustração clicando na imagem ou aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Valorizamos a sua opinião!