terça-feira, 31 de agosto de 2021

Leitura em alta frequência - Valente Valentina

A partir da obra “Valente Valentina”, de Andreia Nunes e ilustrada por Rachel Caiano, realizou-se um conjunto muito interessante de atividades, envolvendo vários professores dos conselhos de turma do 5.º ano, tendo inclusive sido criado um DAC. Os trabalhos realizados ao longo do ano foram expostos numa sala de aula. A exploração desta obra insere-se no âmbito dos projetos Leitura em alta frequênciaClubes de Leitura.

Pretendendo trabalhar na disciplina de Ciências Naturais o objetivo geral “Compreender a Terra como um planeta especial” (5.º ano), foi nesta disciplina que os alunos fizeram a leitura da obra, dando a possibilidade de todos eles lerem nas aulas, a isso dedicadas, e também permitir a identificação das maiores ou menores dificuldades dos alunos na área da leitura e/ou interpretação. Foram abordados vários termos relacionados com o espaço que passaram a ser utilizados pelos alunos



Decoração de uma sala de aula com os trabalhos

Em seguida, na disciplina de Português, relembrando a história e dando largas à imaginação e criatividade de cada aluno, foi sugerido que procurassem dar resposta à questão do jogo referido no livro: “A que saberiam as estrelas se lhes déssemos umas trincas?”.

No âmbito da abordagem à “Entrevista”, foi ainda solicitado aos alunos que imaginassem uma entrevista a um planeta, uma estrela, uma constelação ou um cometa. Esta tarefa “À conversa com…” possibilitou a concretização de alguns trabalhos muito criativos. 

Por fim, mais um desafio foi lançado: como poderemos chegar mais rápido às estrelas para sabermos a que sabem as suas trincadelas? Surgiram respostas várias e foram criadas maquetes de algumas das propostas apresentadas.




Alguns dos trabalhos realizados


Partindo da articulação da disciplina de Educação Visual do 5º ano com o projeto “Leitura em alta Frequência”, surgiu a ideia de transformar as aventuras da protagonista do livro “Valente Valentina” em aventuras com movimento. Assim, a ideia para a realização de pequenos filmes de animação sobre esta heroína nasceu.

Associando os conteúdos sobre materiais riscadores – canetas de feltro, ideais para a obtenção de cores vivas para a realização de filmes de animação – stop motion – a ideia passou da teoria à prática. Depois de desenharem e pintarem, os alunos utilizaram um suporte para fixarem o telemóvel a uma certa distância dos desenhos a serem animados. Deste trabalho resultaram vídeos com qualidade, realizados com a ajuda do professor, durante o ensino presencial e também a distância. 

Para visualizar alguns dos trabalhos realizados, clique na imagem ou em Ver aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Valorizamos a sua opinião!