A partir da obra “Valente Valentina”, de Andreia Nunes
e ilustrada por Rachel Caiano, realizou-se um conjunto muito interessante de
atividades, envolvendo vários professores dos conselhos de turma do 5.º ano,
tendo inclusive sido criado um DAC. Os trabalhos realizados ao longo do ano
foram expostos numa sala de aula. A exploração desta obra insere-se no âmbito dos projetos Leitura em alta frequência e Clubes de Leitura.
Pretendendo trabalhar na disciplina de Ciências Naturais o objetivo geral “Compreender a Terra como um planeta especial” (5.º ano), foi nesta disciplina que os alunos fizeram a leitura da obra, dando a possibilidade de todos eles lerem nas aulas, a isso dedicadas, e também permitir a identificação das maiores ou menores dificuldades dos alunos na área da leitura e/ou interpretação. Foram abordados vários termos relacionados com o espaço que passaram a ser utilizados pelos alunos.
Em seguida, na disciplina de Português, relembrando a
história e dando largas à imaginação e criatividade de cada aluno, foi sugerido
que procurassem dar resposta à questão do jogo referido no livro: “A que saberiam
as estrelas se lhes déssemos umas trincas?”.
No âmbito da abordagem à “Entrevista”, foi ainda solicitado
aos alunos que imaginassem uma entrevista a um planeta, uma estrela, uma
constelação ou um cometa. Esta tarefa “À conversa com…” possibilitou a
concretização de alguns trabalhos muito criativos.
Por fim, mais um desafio foi lançado: como poderemos chegar
mais rápido às estrelas para sabermos a que sabem as suas trincadelas? Surgiram
respostas várias e foram criadas maquetes de algumas das propostas
apresentadas.
Partindo
da articulação da disciplina de Educação Visual do 5º ano com o projeto
“Leitura em alta Frequência”, surgiu a ideia de transformar as aventuras da
protagonista do livro “Valente Valentina” em aventuras com movimento. Assim, a
ideia para a realização de pequenos filmes de animação sobre esta heroína
nasceu.
Associando
os conteúdos sobre materiais riscadores – canetas de feltro, ideais para a
obtenção de cores vivas para a realização de filmes de animação – stop
motion – a ideia passou da teoria à prática. Depois de desenharem e
pintarem, os alunos utilizaram um suporte para fixarem o telemóvel a uma certa
distância dos desenhos a serem animados. Deste trabalho resultaram vídeos com
qualidade, realizados com a ajuda do professor, durante o ensino presencial e
também a distância.
Para visualizar alguns dos trabalhos realizados, clique na imagem ou em Ver aqui.
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