O projeto Leitura em Vai e Vem, desenvolvido no ano letivo 2019/2020, integrou um conjunto de atividades realizadas durante o ensino presencial e também durante o ensino a distância, em articulação com as famílias.
Os livros adquiridos no âmbito do projeto contribuíram para reforçar as boas prática de leitura existentes nos Jardins de Infância.
Apresenta-se, a seguir, o registo de algumas atividades no âmbito do projeto realizadas em 2019/2020.
Promoção da leitura, no dia do livro, com a história O lobo que não gostava de ler e uma apresentação para os pais com algumas recomendações sobre a leitura e partilha de alguns sítios com a leitura online de histórias.
Posteriormente a partilha de algumas histórias contadas pelas crianças e filmadas pelas famílias para partilhar digitalmente na plataforma Classroom.
Os livros em articulação com os diferentes projetos desenvolvidos em contexto de sala.
No ano letivo 2020/2021, não foi possível desenvolver o projeto em articulação com a família da forma que se pretendia, no entanto, os livros adquirido foram amplamente utilizados em atividades realizadas nos jardins de Infância. Apresenta-se a seguir uma amostra das atividades realizadas.
Com o livro A Maior Casa do Mundo foram realizadas atividades no domínio da matemática e de atividades artísticas, ao nível das Artes Visuais – “A Casa do Caracol,” com diferentes técnicas e materiais.
Outra das histórias trabalhadas foi O Elmer e a borboleta. Realizaram-se atividades em múltiplas áreas, como por exemplo, na área da expressão e comunicação no domínio da educação artística em que foram abordadas diversas aprendizagens, como as cores, as simetrias, as sombras.
Com o livro O Reino de Coral, fizeram-se atividades de expressão plástica e foi criada a mesa de brincadeira livre sobre o mar.
Com os livros Círculo, Triângulo e Quadrado, desenvolveram-se atividades associadas à matemática, expressões e projeto etwining.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Valorizamos a sua opinião!